Talia Estel
18, São Paulo
Brazil
Date Posted: 2012-12-17
Tolkien Fan Level: 8
Film Format Seen? 3D 48 fps
Will view again in a different format? Yes
Review in portuguese - O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Após um bom tempo de espera, finalmente temos a terra-média retratada mais uma vez na tela do cinema. A primeira parte da nova trilogia de Peter Jackson pode ser um pouco desapontadora para os fãs dos livros de Tolkien, uma vez que envolve muito mais do que o retratado no clássico livro O Hobbit, acrescentando ou modificando cenas para deixar um ar de uma aventura mas épica e parecida com O Senhor dos Anéis, o que por outro lado atraà e empolga o fã da trilogia anterior.
Dessa vez, Peter Jackson fez questão de explorar ao máximo o mundo tolkieniano, aproveitando cada cena para colocar mais informações e fatos sobre a história da terra-média, para situar o não-leitor de muitos dados presentes apenas em outras obras, e que ajudam profundamente para a compreensão do complexo mundo secundário. No entanto, ao fazer isso, Jackson se desapegou da inocência e simplicidade da obra, pouco ligada com a terra-média, incluindo diálogos e cenas mais elaboradas, além de inúmeras cenas de ação.
A escolha do elenco foi um dos pontos mais fortes: Martin Freeman se saiu extremamente bem no papel de Bilbo, fazendo um trabalho excelente na composição desse tão amado hobbit. Sir Ian McKellen, como sempre, interpretou seu Gandalf com louvor, não faltando também elogios a Sylvester McCoy e Richard Armitage como todos os outros anões.
Ao meu ver, na nova trilogia de O Hobbit não temos uma adaptação fiel do livro, assim como em O Senhor dos Anéis, o que nós temos é uma junção de várias obras que seguem uma história principal, baseada no livro O Hobbit. A narrativa do livro é fluÃda, o que não condiz com uma trilogia, e se poupa dos inúmeros detalhes e diálogos que o filme deu, mas a ideia de Jackson não foi de todo ruim, uma vez que essa pode ser a última vez que o legendarium apareça em um filme, o que justifica as mudanças e crescimento dessa clássica e divertida história que encantou gerações.


Richard Armitage 's performance as Thorin?
Bilbo's retelling of the history of Erebor and of Thror/Thrain/Thorin
The Eagles rescue sequence?
Escape from the Goblin cave?
Review Home
Submit a Review